sábado, 11 de abril de 2009

Lista de Editoras Independentes do Brasil

Criei uma nova coluna para os amigos aqui da Pictorescos. É uma lista de editoras que aceitam publicação para autores independentes ou com poucos recursos financeiros. Para quem tem aquela eterna vontade de publicar, aqui vai uma chance de conhecê-las e saber por onde começar a direcionar suas obras. Antes de mais nada, grandes autores começaram dessa maneira, custeando a si mesmos. Depois foram descobertos pelas editoras de grife e assim se tornaram eternizados. Vai um pouco do que cada uma oferece.

Até a próxima

Márcio Calixto

MojoBooks, Editora Virtual
http://mojobooks.virgula.uol.com.br/index.php
Editora que se uniu há pouco tempo ao site da UOL, com publicações bem instigantes.

Os Vira Lata, Editora
www.osviralata.com.br.
Editora Independente de Branco Leone, um cara perspicaz e de opinião forte. Vale a pena dar uma boa olhada.

Corifeu Editora
www.editoracorifeu.com.br
Também de literatura independente, trabalha com livro por demanda, e não por mínimo de tiragem, o que facilita a vida do escritor independente.

Editora Cedro
www.editoracedro.com.br
Editora da Igreja Presbiteriana , na Av. Liberdade, 655. Tel.: (11)3277-7166/ (11)3208-6388.

Editora Aleph
http://www.alephnet.com.br
Voltada para áreas como: Literatura, psicologia, esporte, interesse geral etc. Porém, é mais especializada em Turismo como estudos econômicos, sociológicos e políticos. Endereço da editora: Rua Dr. Luiz Migliano, 1110 - conj. 301 - CEP: 05711-001 - São Paulo - SP - Brasil. Tels.: (11)3743-3202 / (11)3773-6226. Fax: 3743-3263. Aceitam-se originais

Editora Alfa-Omega
http://www.alfaomega.com.br
Editora especializada em temática acadêmica, como história, sociologia, política, filosofia, economia, clássicos do marxismo e pluralismo jurídico. Apresenta resumo de obras publicadas dos autores. Obras escolhidas de Lênin, Mao Tse Tung, Marx e Engels etc. Apresenta mais de 523 títulos publicados. E dispõe de uma livraria virtual: O Disque Livros: http://www.disquelivros.com.br Editora Alfa Omega Ltda - R: Lisboa, 489 - Pinheiros - São Paulo/SP - CEP: 05413-000. Tel.: 3062 6400.

Arte Pau-Brasil - Livraria e Editora
http://www.paubrasil.com.br/
Voltada para publicações nacionais. Particularmente o melhor da literatura

Annablume, Editora
http://www.annablume.com.br
A Annablume é uma editora voltada às publicações acadêmicas. A editora apresenta a orientação de como publicar o teu manuscrito. E o site apresenta as publicações feitas, divididas em extensas categorias, além de várias outros serviços, como a opção de fazer o download de catálogos de obras por título, autor ou assunto. Igualmente outras informações estão disponíveis.

Boitempo Editorial
http://www.boitempo.com
Editora voltada para publicações em literaturas (os clássicos) e Ciências Humanas com boa qualidade. O seu catálogo no site é bastante detalhado.

Callis Editora
http://www.callis.com.br
Rua Oscar Freire, 379, 6ºandar cj. 61 - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01426-001. Tel.: 3068-5600. Fax: 3088-3133
Publicações em diversas áreas. Mas apresenta, no seu catálogo, a preocupação com a faixa etária em que a leitura de cada obra possa ser inserida. As categorias são divididas em: Adulto, Infantil, Vitória Régia e Espanhol. O visual da página é levemente agradável, o que sugere, talvez, a preferência em publicar obras “leves”, de cunho mais pedagógico, o que de fato confere nos títulos apresentados: São mais para leituras agradáveis. A editora, ao que tudo indica, não publica obras de peso acadêmico.

Companhia das Letras
http://www.companhiadasletras.com.br/ ou http://www.ciadasletras.com.br/
Publica livros em diversas áreas: Artes, administração, antropologia, biografias, aventuras e viagens, ciências políticas, história, cinema, várias coleções, críticas e teorias literárias, etc. O que marca essa editora é a qualidade e a estética de cada obra publicada. No site, o leitor tem amplo recurso de pesquisa das obras, como também de dúvidas facilmente esclarecidas. A editora aceita manuscritos do autor, trabalhos de free-lancers e até ilustradores e capistas. Para tanto, é necessário consultar o critério apresentado para cada categoria.

Claraluz, Editora
http://www.editoraclaraluz.com.br/
Voltada para as áreas de Ciências Humanas, lingüística, comunicação, ensino de línguas em espanhol e em português, entre outras coisas. O site apresenta: Lançamentos, eventos,onde encontrar e fale conosco. A editora fica em São Carlos: Rua Rafael de Abreu Sampaio Vidal, 1217 - CEP: 13560-390. Tel.: (16) 3374-8332. E-mail para contato: editoraclaraluz@uol.com.br.

Cortez Editora
http://www.cortezeditora.com.br
Rua Bartira, 317 - Perdizes - CEP: 05009-000 - São Paulo - SP. Tel.: 3864-0111. Fax: 3864-4290. E-mail: cortez@cortezeditora.com.br. Voltada para a educação, ciências ambientais, serviço social, lingüística, sociologia, psicologia, fonoaudiologia e literaturas infanto-juvenis (novo selo lançado em 2004).

Edições Inteligentes
http://www.ieditora.com.br
info@edicoes.com.br
Editora voltada a publicações de autores independentes. Publica obras tanto em formato impresso como eletrônico. Apresenta os detalhes dos serviços editoriais, colocando o futuro escritor a par de todo o processo: Edição, impressão, distribuição, lançamento e divulgação. A editora fica no Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073, Horsa 1, conj. 222 - CEP: 01311-3000. Tel.: 3179-0081.

Editoras on Line
http://www.editoras.com
Apresenta um novo serviço: Seção de classificados, onde qualquer pessoa pode anunciar gratuitamente a compra, venda e troca de publicações. Links para editoras, jornais, revistas, bibliotecas nacionais e internacionais, universidades, etc.

Lilivros
http://www.lilivros.com.br/
Rua Taquara Branca, 209 - Carandirú - CEP: 02069-000. Tel.: 6222-3998/ 4000. Editora e gráfica, especializada, entre outras coisas, em publicações de minilivros (ou micro), como a Carta de Pero Vaz Caminha, o Dicionário de nomes próprios etc.

Limiar, Editora
http://www.editoralimiar.com.br
É especializada em publicações independentes, além de trabalhos gráficos. Fica no seguinte endereço: Rua Teodoro Sampaio, 1522, Pinheiros - Jardim América - CEP 05406-100 - São Paulo - SP. Tel.: 3813-0309. O site da editora dispõe de portfolios dos trabalhos, entre as publicações feitas e projetos editoriais gráficos.

Pod Editora
http://www.podeditora.com.br/
Uma das poucas editoras independentes do Rio de Janeiro. Na internet encontrei muitas de São Paulo. Essa é do Rio, pelo que sei. POD quer dizer Print on Demand. No site, eles fornecem uma boa explicação ecológica para esse tipo de impressão. Uma boa escolha.

Lulu Editora
http://www.lulu.com/
Esta é mais uma editora independente, mas não restrita a livros. Você pode publicar o que quiser, de cds a filmes. Pareceu-me uma ótima escolha para que quer as obras bem divulgadas mundo afora. O site paga direitos autorais a partir da demanda física. O problema: só se compra com cartão de crédito internacional. Faturamento da Editora: US$16 milhões por mês.

7 comentários:

Cerestino disse...

Calixto, passo só para expressar minha aprovação à (crase?) sua iniciativa de propagar as editoras independentes!

Márcio Calixto disse...

Cara, é uma tentativa de abrir espaço pra muita gente. Quero ver se consigo fazer uma seção só com os e-books dos amigos que encontrarmos. Mas ainda estou pesquisando alguns de qualidade.

Rômulo Ferreira disse...

amigos parabens pelo trabalho gostaria que olhassem os meus poemas e se preciar de algo é so entrar em contato

abraços

ctrlc 322 copiadora e disse...

Olá Márcio, somos grtato pela pesquisa. Continuaremos firmando nossa presença no segmento de Livros por Demanda para Autores Independentes, ressaltando que somos dos poucos que imprimem livro a partir de 01(um) exemplar.

João Daniel Imenes disse...

perfeito. procuro uma editora independente, pois tenho algumas coisas escritas e tenho muita vontade de publicá-las.

confira meu blog de poesia.

www.joaoimenes.blogspot.com

Mauro disse...

Me incluo nesse time e me identifico plena
mente com pessoas como joão Daniel que
tem na arte de escrever uma forma de expressão,mas sabemos que nem sempre é facil Sou mauro soares e é otimo navegar
em um mar as vezes turbulento como a in
ternet e encontrar pessoas com as quais te
mos algo em comum.

Anônimo disse...

Me chamo José da Silva , tenho 76 anos de idade e estudei até a terceira série primária , mas sou apaixonado por leitura e amo escrever . Meu sonho é poder escrever um livro e publicá-lo , pois tenho diversos contos e versos que escrevo , inclusive podem ser vistos em meu blog ( josecabure.blogspot.com.br ) .
Gostaria , se possível e por gentileza , da ajuda de alguém para que me oriente e até me ajude em como devo proceder para realizar o que tanto almejo , que é poder ter meu próprio livro publicado .

Desde já agradeço a atenção de ajuda !!
José Caburé .

Comentário Rápido