sábado, 11 de abril de 2009

Lista de Editoras Independentes do Brasil

Criei uma nova coluna para os amigos aqui da Pictorescos. É uma lista de editoras que aceitam publicação para autores independentes ou com poucos recursos financeiros. Para quem tem aquela eterna vontade de publicar, aqui vai uma chance de conhecê-las e saber por onde começar a direcionar suas obras. Antes de mais nada, grandes autores começaram dessa maneira, custeando a si mesmos. Depois foram descobertos pelas editoras de grife e assim se tornaram eternizados. Vai um pouco do que cada uma oferece.

Até a próxima

Márcio Calixto

MojoBooks, Editora Virtual
http://mojobooks.virgula.uol.com.br/index.php
Editora que se uniu há pouco tempo ao site da UOL, com publicações bem instigantes.

Os Vira Lata, Editora
www.osviralata.com.br.
Editora Independente de Branco Leone, um cara perspicaz e de opinião forte. Vale a pena dar uma boa olhada.

Corifeu Editora
www.editoracorifeu.com.br
Também de literatura independente, trabalha com livro por demanda, e não por mínimo de tiragem, o que facilita a vida do escritor independente.

Editora Cedro
www.editoracedro.com.br
Editora da Igreja Presbiteriana , na Av. Liberdade, 655. Tel.: (11)3277-7166/ (11)3208-6388.

Editora Aleph
http://www.alephnet.com.br
Voltada para áreas como: Literatura, psicologia, esporte, interesse geral etc. Porém, é mais especializada em Turismo como estudos econômicos, sociológicos e políticos. Endereço da editora: Rua Dr. Luiz Migliano, 1110 - conj. 301 - CEP: 05711-001 - São Paulo - SP - Brasil. Tels.: (11)3743-3202 / (11)3773-6226. Fax: 3743-3263. Aceitam-se originais

Editora Alfa-Omega
http://www.alfaomega.com.br
Editora especializada em temática acadêmica, como história, sociologia, política, filosofia, economia, clássicos do marxismo e pluralismo jurídico. Apresenta resumo de obras publicadas dos autores. Obras escolhidas de Lênin, Mao Tse Tung, Marx e Engels etc. Apresenta mais de 523 títulos publicados. E dispõe de uma livraria virtual: O Disque Livros: http://www.disquelivros.com.br Editora Alfa Omega Ltda - R: Lisboa, 489 - Pinheiros - São Paulo/SP - CEP: 05413-000. Tel.: 3062 6400.

Arte Pau-Brasil - Livraria e Editora
http://www.paubrasil.com.br/
Voltada para publicações nacionais. Particularmente o melhor da literatura

Annablume, Editora
http://www.annablume.com.br
A Annablume é uma editora voltada às publicações acadêmicas. A editora apresenta a orientação de como publicar o teu manuscrito. E o site apresenta as publicações feitas, divididas em extensas categorias, além de várias outros serviços, como a opção de fazer o download de catálogos de obras por título, autor ou assunto. Igualmente outras informações estão disponíveis.

Boitempo Editorial
http://www.boitempo.com
Editora voltada para publicações em literaturas (os clássicos) e Ciências Humanas com boa qualidade. O seu catálogo no site é bastante detalhado.

Callis Editora
http://www.callis.com.br
Rua Oscar Freire, 379, 6ºandar cj. 61 - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01426-001. Tel.: 3068-5600. Fax: 3088-3133
Publicações em diversas áreas. Mas apresenta, no seu catálogo, a preocupação com a faixa etária em que a leitura de cada obra possa ser inserida. As categorias são divididas em: Adulto, Infantil, Vitória Régia e Espanhol. O visual da página é levemente agradável, o que sugere, talvez, a preferência em publicar obras “leves”, de cunho mais pedagógico, o que de fato confere nos títulos apresentados: São mais para leituras agradáveis. A editora, ao que tudo indica, não publica obras de peso acadêmico.

Companhia das Letras
http://www.companhiadasletras.com.br/ ou http://www.ciadasletras.com.br/
Publica livros em diversas áreas: Artes, administração, antropologia, biografias, aventuras e viagens, ciências políticas, história, cinema, várias coleções, críticas e teorias literárias, etc. O que marca essa editora é a qualidade e a estética de cada obra publicada. No site, o leitor tem amplo recurso de pesquisa das obras, como também de dúvidas facilmente esclarecidas. A editora aceita manuscritos do autor, trabalhos de free-lancers e até ilustradores e capistas. Para tanto, é necessário consultar o critério apresentado para cada categoria.

Claraluz, Editora
http://www.editoraclaraluz.com.br/
Voltada para as áreas de Ciências Humanas, lingüística, comunicação, ensino de línguas em espanhol e em português, entre outras coisas. O site apresenta: Lançamentos, eventos,onde encontrar e fale conosco. A editora fica em São Carlos: Rua Rafael de Abreu Sampaio Vidal, 1217 - CEP: 13560-390. Tel.: (16) 3374-8332. E-mail para contato: editoraclaraluz@uol.com.br.

Cortez Editora
http://www.cortezeditora.com.br
Rua Bartira, 317 - Perdizes - CEP: 05009-000 - São Paulo - SP. Tel.: 3864-0111. Fax: 3864-4290. E-mail: cortez@cortezeditora.com.br. Voltada para a educação, ciências ambientais, serviço social, lingüística, sociologia, psicologia, fonoaudiologia e literaturas infanto-juvenis (novo selo lançado em 2004).

Edições Inteligentes
http://www.ieditora.com.br
info@edicoes.com.br
Editora voltada a publicações de autores independentes. Publica obras tanto em formato impresso como eletrônico. Apresenta os detalhes dos serviços editoriais, colocando o futuro escritor a par de todo o processo: Edição, impressão, distribuição, lançamento e divulgação. A editora fica no Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073, Horsa 1, conj. 222 - CEP: 01311-3000. Tel.: 3179-0081.

Editoras on Line
http://www.editoras.com
Apresenta um novo serviço: Seção de classificados, onde qualquer pessoa pode anunciar gratuitamente a compra, venda e troca de publicações. Links para editoras, jornais, revistas, bibliotecas nacionais e internacionais, universidades, etc.

Lilivros
http://www.lilivros.com.br/
Rua Taquara Branca, 209 - Carandirú - CEP: 02069-000. Tel.: 6222-3998/ 4000. Editora e gráfica, especializada, entre outras coisas, em publicações de minilivros (ou micro), como a Carta de Pero Vaz Caminha, o Dicionário de nomes próprios etc.

Limiar, Editora
http://www.editoralimiar.com.br
É especializada em publicações independentes, além de trabalhos gráficos. Fica no seguinte endereço: Rua Teodoro Sampaio, 1522, Pinheiros - Jardim América - CEP 05406-100 - São Paulo - SP. Tel.: 3813-0309. O site da editora dispõe de portfolios dos trabalhos, entre as publicações feitas e projetos editoriais gráficos.

Pod Editora
http://www.podeditora.com.br/
Uma das poucas editoras independentes do Rio de Janeiro. Na internet encontrei muitas de São Paulo. Essa é do Rio, pelo que sei. POD quer dizer Print on Demand. No site, eles fornecem uma boa explicação ecológica para esse tipo de impressão. Uma boa escolha.

Lulu Editora
http://www.lulu.com/
Esta é mais uma editora independente, mas não restrita a livros. Você pode publicar o que quiser, de cds a filmes. Pareceu-me uma ótima escolha para que quer as obras bem divulgadas mundo afora. O site paga direitos autorais a partir da demanda física. O problema: só se compra com cartão de crédito internacional. Faturamento da Editora: US$16 milhões por mês.

7 comentários:

Cerestino disse...

Calixto, passo só para expressar minha aprovação à (crase?) sua iniciativa de propagar as editoras independentes!

Unknown disse...

Cara, é uma tentativa de abrir espaço pra muita gente. Quero ver se consigo fazer uma seção só com os e-books dos amigos que encontrarmos. Mas ainda estou pesquisando alguns de qualidade.

Rômulo Ferreira disse...

amigos parabens pelo trabalho gostaria que olhassem os meus poemas e se preciar de algo é so entrar em contato

abraços

Unknown disse...

Olá Márcio, somos grtato pela pesquisa. Continuaremos firmando nossa presença no segmento de Livros por Demanda para Autores Independentes, ressaltando que somos dos poucos que imprimem livro a partir de 01(um) exemplar.

João Daniel Imenes disse...

perfeito. procuro uma editora independente, pois tenho algumas coisas escritas e tenho muita vontade de publicá-las.

confira meu blog de poesia.

www.joaoimenes.blogspot.com

Mauro disse...

Me incluo nesse time e me identifico plena
mente com pessoas como joão Daniel que
tem na arte de escrever uma forma de expressão,mas sabemos que nem sempre é facil Sou mauro soares e é otimo navegar
em um mar as vezes turbulento como a in
ternet e encontrar pessoas com as quais te
mos algo em comum.

Anônimo disse...

Me chamo José da Silva , tenho 76 anos de idade e estudei até a terceira série primária , mas sou apaixonado por leitura e amo escrever . Meu sonho é poder escrever um livro e publicá-lo , pois tenho diversos contos e versos que escrevo , inclusive podem ser vistos em meu blog ( josecabure.blogspot.com.br ) .
Gostaria , se possível e por gentileza , da ajuda de alguém para que me oriente e até me ajude em como devo proceder para realizar o que tanto almejo , que é poder ter meu próprio livro publicado .

Desde já agradeço a atenção de ajuda !!
José Caburé .

Comentário Rápido