terça-feira, 4 de agosto de 2009

Um dia de surpresa a mais!



Abri o sítio dia desses e havia uma mensagem de Tati, “há um presente para vocês”, e o presente, muito até do que mais assim, era uma coroação. Foi-lhe dada a quatro votos para escolher quem poderia receber um prêmio que ela também recebeu. É um prêmio de internet, coroado por aqueles que a fazem, tanto em sua essência, quanto no máximo de seu carisma. É esta a arma dos comuns, mostrando que cotidiano se cola de grandiosidade e reflexões de sínteses profundas. Tati Carlotti é uma dessas, capazes de desfazer o cotidiano de seu ar de maior monotonia.
Há vários assim, por aí, escrevendo blogs dos mais distintos e belos, alguns supremos. Nesse jogo de supremos, há aqueles que merecem destaque. Sites como Cronópios, Desconcertos, Confraria do Vento, que se tornam maiores do que blogues e passam a ser portais, merecem esse tipo de concernimento. Há outros, de grupos literários, que se tornam a confluência de bons textos. Os sozinhos, ou de grupos bem restritos, são a declaração de boas análises, de idéias bem destiladas. Aí que entra Tati. Todos aqui sabem o como gosto dos Atalhos urbanos, isso não é de agora. Mas foi de lá que tivemos a constatação de que esse site, um grupo pequeno, pretensiosos e não pretensiosos, sabemos que estamos produzindo algo de bom. Em média, temos 20 leitores diários. Alguns se repetem ao longo da semana. E nos acompanham aqueles que ou se identificam ou que tiveram a luz de vir aqui. E agradeço, em nome do grupo, a vinda para este humilde sítio. Não tenho a pretensão de ser grande – mesmo estando a tentar – como um Bagatelas, ou como o Trema está se tornando agora. Não tenho força motivadora para ser um Cronópios ou Desconcertos ou Confraria. Mas fico inteiramente lisonjeado, intimamente agraciado, fuguralmente lépido com o selo BLOG DE OURO que Tati nos destinou. Não só pelo crivo dela, mas pela certeza de que o mínimo que fazemos está no caminho certo. Para mim, isso é importante demais. Tenho que confessar. Tudo que eu faço, sempre acho que está ruim. Nunca consigo aquela sensação de que o trabalho ficou bom, de que a busca foi completa. Escrever não é só destilar raciocínios, e até então viver. Mas essa vida sempre vem cheia de incompletude, desinformação, incerteza. Só que aí me aparece um selo que nos coroa. Não só porque ela me conhece e nos lê, mas porque ela gosta. E sei que é crítica. E muito crítica. Em reuniões mais informais, ela sempre mostrou astúcia na observância.
Aí surge um outro ponto. Agora tenho que escolher quatro outros blogs que julgo merecerem este mesmo selo. Baseando-me no critério que ela usou, leio frequentemente o Rio Movediço, Atalhos Urbanos, Universo Particular e E o Queijo. Desconcertos é outro que acompanho e Um blog sem conteúdo do Branco Leone também merece minha atenção. Mas prefiro pensar naqueles que buscam a literatura em sua essência, daqueles que querem vingar-se como consagrados ou que estão buscando a notoriedade. Sei que Atalhos – que é voto meu certo – e Rio Movediço – já agraciado com o prêmio – deveriam ser as minhas primeiras escolhas. Desconcertos também já o tem. Eu gostaria de usar o selo como forma de parabenizar os guerrilheiros literários, aqueles que lutam na resistência do tempo e que possuem uma perseverança alimentadora. São bólidos escritores, literatos em essência.

1º. Um blog sem conteúdo do Branco Leone (www.brancoleone.blogspot.com)
2ª. E o Queijo de Marina (www.eoqueijo.blogspot.com)
3ª. Universo Particular da Camila (http://milaariiiba.blogspot.com)
4ª. Trema Literatura (www.tremaliteratura.com)

Primeiro, pela perspicácia de Leone e por seu site para escritores Independentes.
Segundo, Marina tem se mostrado uma escritora em essência. Aprendendo e crescendo. E ta no caminho certo.
Terceiro, Camila é uma esquerdista percebendo os valores do capitalismo. Merece também.
Quarta, um grupo em expansão, uma concentração de feras literárias inimagináveis. Fiquei surpreso com a qualidade do pessoal que está lá.

Para saberem, existem regras:
1o. - os que ganharam o selo, precisam exibi-lo no site, com o link de quem o votou
2o. - O ganhador deve indicar mais quatro outros blogs que merecem tal selo
3o. - Avise aos indicados do prêmio
4o. - Os blogs premiados devem ser conferidos, para ver se passaram o selo.

É uma boa corrente. E que assim se mantenha.

Obrigado pelo voto.

2 comentários:

Dé Garfield disse...

Grande Calixto! Achei o máximo a nossa (sua) conquista, dado que vc e o Cerestino com especial atenção. Vc é o crânio desse blog amigo (e eu consigo ser no máximo a tíbia rsrsrs). Portanto, mais uma vez parabéns para nós/você rsrsrs

Bjs André.
OBS.: vê se rola ensaio domingo!!!srsrs (estou apelando até para o blog!!!)rsrsrs

Marina disse...

Calixtoo! Muuuito obrigada por ter me indicado!! (: Vou por no meu blog tambéem, assim que eu terminar a minha lista. Obrigaaaaaada. (;

Comentário Rápido