quinta-feira, 1 de abril de 2010

Autossuficiência

Comportamentos inadequados associados a situações em que temos que usar a racionalidade em detrimento da razão podem ser explicados e alterados com alguns métodos. Rumos distintos com a mesma finalidade, suprir necessidades diversas de pessoas que busca ou não ajuda, seja ela por meio das explicações científicas ou por meio do autoconhecimento, tentando uma melhora por conta própria.
Mesmo que não seja busca de auxílios o motivo da leitura de livros de autoajuda, estes modificam o nosso pensamento ou mesmo inserem novas concepções e maneiras não só para amenizar problemas pessoais. Também podemos tomar esse tipo de leitura como aliada da medicina e não excludente dela, reforçando a ideia de que a literatura, seja ela pra qualquer fim, acrescenta conhecimentos que são usados a nosso próprio benefício.
As orientações passadas aos leitores podem e são usadas como uma maneira viável e autossuficiente de conseguirmos novos métodos para alcançar o sucesso, seja ele pessoal ou profissional. Essa leitura pode rumar para o âmbito religioso, que não visa manipular a nossa fé, mas sim despertar em quem lê caminhos mais organizados e muitas vezes mais eficientes que se esperássemos uma situação se solucionar sozinha.
Criatividade aliado a emoções justificadas cientificamente mostram-nos que livros de autoajuda conseguem ir além da razão, para buscar justificativas e encontrar soluções que não estão explicitadas no texto, mas sim na forma que cada um o interpreta. Com isso, percebe-se que mais que servir de ajuda, desperta em nós uma capacidade de obter conhecimentos, além de preencher fendas psicológicas criadas com os nossos erros ou tentativas sem sucesso no cotidiano.

Nenhum comentário:

Comentário Rápido